De olho nas olheiras.

By | March 4, 2012 at 12:36 am | 2,640 comments | Teoria

As temidas sombras escuras incomodam bastante, mas é possível atenuá-las.

Você se olha no espelho e bate aquele desespero: as manchas escuras ao redor dos olhos teimam em aparecer, deixando o seu rosto com um aspecto cansado e abatido. Com certeza, as olheiras incomodam bastante, afinal, ninguém quer que o visual seja comprometido por causa deste pequeno “defeitinho”. As olheiras podem surgir por diferentes motivos. Noites mal dormidas costumam ser implacáveis para a manutenção da beleza do rosto. Se você tem problemas de saúde, como rinite ou sinusite alérgica, pode apresentar uma grande congestão na área dos olhos. Além do mais, a gravidez e a amamentação mudam o tom das pálpebras, ocasionando um aspecto mais pesado na região afetada. Sem contar com o estresse, cansaço físico e emocional, genética, alterações hormonais e TPM.

” A anatomia da face em algumas pessoas pode favorecer o aparecimento, porque a região abaixo dos olhos é mais côncava, fazendo uma sombra nesta área; a vascularização local e a espessura fina da pele nesta área também favorecem o surgimento. As olheiras também podem ser acentuadas por pigmentação local de melanina”, explica dra. Fabiane Ricci, dermatologista do Hospital Balbino (RJ).

“Existem dois tipos de olheiras: as que ocorrem devido ao aumento da vascularização na região das pálpebras, que provoca o extravasamento de sangue no local, e as causadas pelo depósito de melanina na região. O envelhecimento cutâneo leva à frouxidão e à flacidez palpebral, piorando o aspecto das olheiras. Além disso, a exposição solar excessiva causa aumento dos vasos sanguíneos no local. O tabagismo, devido à ação vasoconstrictora da nicotina, confere aspecto pálido à pele em geral, destacando a olheiro; o elitismo e a privação de sono causam vasodilatação e aumento do fluxo sanguíneo nas pálpebras; a respiração bucal, que ocorre em algumas pessoas com problemas respiratórios, dificulta a drenagem venosa das veias palpebrais causando a olheira” completa a dra. Carolina Freitas Rios, dermatologista do Hospital 9 de julho, de São Paulo.

ESCURECEU

Quem deseja evitar o aparecimento das temíveis sombras abaixo dos olhos deve seguir a conhecida fórmula da vida saudável: Alimentação balanceada, exercícios físicos e noites bem dormidas, mas, claro, nem sempre isso é possível ou garantia de que alguém não terá olheiras (já que os fatores são muitos, como citado anteriormente).

Se elas aparecem e insistem em ficar de vez, existem tratamentos que podem atenuá-las. “O uso de cremes que contenham despigmentantes e substâncias que estimulam a produção de colágeno, tais como: retinoides, vitamina C, vitamina E, vitamina K1, ácido azelaico, ácido fítico, ácido kójico, arbutin, biosome C, fosfato de ascorbil magnésio, ácido trioglicólico, hidroquinona, haloxyl podem ajudar”, ressalta a dra. Carolina.

Para tratar as olheiras mais profundas, existe a opção do preenchimento da área com ácido hialurônico. “É possível atenuá-las também com tratamentos, como luz intensa pulsada”, lembra a dra. Fabianne.

Para quem não deseja gastar muito ou prefere métodos menos invasivos, a maquiagem é uma ótima opção (que dura pouco tempo). Basta usar um corretivo, lembrando que a cor do mesmo sempre deverá ir ao encontro do tom das olheiras e não necessariamente do tom da pele da pessoa.

Autoria: Sandra Teschner.

2,640 Comments

  1. Golf Sportsbook (2 years ago)

    Looking around…

    I like to surf in various places on the web, often I will go to Stumble Upon and read and check stuff out…

  2. Asian American (2 years ago)

    Tumblr article…

    I saw someone writing about this on Tumblr and it linked to…

  3. cashing checks (2 years ago)

    Read was interesting, stay in touch……

    [...]please visit the sites we follow, including this one, as it represents our picks from the web[...]……

  4. custom t-shirts (2 years ago)

    Just Browsing…

    While I was browsing today I saw a excellent article about…

  5. Bristol Airport Hotels (2 years ago)

    Dreary Day…

    It was a dreary day here yesterday, so I just took to piddeling around online and found…

  6. stickers printing (2 years ago)

    Wikia…

    Wika linked to this site…

  7. iPhone 5 wallpaper (2 years ago)

    Wikia…

    Wika linked to this site…

  8. Clipart (2 years ago)

    Digg…

    While checking out DIGG yesterday I noticed this…

  9. cheap k cups (2 years ago)

    Tumblr article…

    I saw someone writing about this on Tumblr and it linked to…

  10. travelpro crew 8 review (2 years ago)

    Just Browsing…

    While I was surfing yesterday I saw a excellent article concerning…

Comments

*
= 4 + 7